Itens filtrados por data: Maio 2016

Blog

Itens filtrados por data: Maio 2016

A correria do dia a dia é uma das grandes responsáveis por momentos de stress e por não conseguirmos, muitas vezes, relaxar em nossos momentos de descanso. Adotar algumas rotinas, como a prática de yoga, pode contribuir para uma vida mais tranquila, equilibrada e feliz.

O yoga não é apenas a prática de posturas (ásanas), é também um estilo de vida que envolve cuidados com a saúde mental, física e espiritual e nos proporciona bem-estar. Você pode incorporá-lo no seu dia a dia de forma simples, segura e eficiente no conforto da sua casa. Aqui indicamos algumas posturas iniciais que apoiam o sistema imunológico e irão fazer com que você se sinta mais disposto.

Escolha um lugar tranquilo em sua casa, onde ninguém irá interromper. Pode ser no quarto, sala ou até em uma área externa, como jardim. Desligue o celular e outros equipamentos que podem desviar sua atenção. Sente confortavelmente com a coluna estendida, no chão ou em uma cadeira. Repouse as mãos sobre os joelhos.

MEDITAÇÃO DA RESPIRAÇÃO 

Sentado com a coluna estendida, na postura que lhe for mais confortável. Inspire naturalmente pelas narinas no seu ritmo normal. Não retenha o ar e exale profundamente no dobro de tempo que você levou para inspirar. O ritmo adotado é 1 tempo para inspirar e 2 tempos para relaxar. Se você leva 3 tempos para inspirar, deverá exalar em 6 tempos. Faça 2 minutos por dia dessa respiração e vá aumentando gradativamente.

POSTURAS DE YOGA

Antes de começar, pegue uma cadeira e um tapete de yoga (se tiver um) ou manta para colocar no chão quando for deitar. Fique descalço. Inicie a série fazendo o mantra universal, OM. Feche os olhos, traga as mãos unidas junto ao centro do peito, em prece. Inspire e faça OM. Esse mantra é o mais importante dos mantras, ajuda a trazer uma conexão com o “todo”  e acredita-se que protege a mente trazendo foco para a prática.

POSTURA: MOBILIDADE DOS OMBROS

Ainda sentado abra suavemente os olhos. Para proteger a coluna e mantê-la estendida, faça uma contração suave no baixo ventre, levando o umbigo em direção as costas. Numa inspiração eleve os braços como se estivesse se espreguiçando e na exalação desça os braços lateralmente até a altura dos ombros.

Volte com os braços para cima enquanto enche os pulmões e desça os braços lateralmente enquanto esvazia. Siga entre essas duas posições permitindo que a respiração conduza todo o movimento dos braços. Faça 10 respirações associadas a esse movimento.

Fotolia 82654969 Subscription Monthly M

POSTURA: ADHO MUKHA SVANASANA (postura do cachorro olhando para baixo – variação com cadeira)

Você pode utilizar uma cadeira para fazer a postura ou fazer a postura tradicional (foto 3). Inspire e, com os pés afastados na largura dos quadris, apoie as mãos no encosto ou no assento da cadeira e estenda a coluna à frente, deixando a cabeça alinhada com o tronco.  Cuide para não forçar os joelhos, deixe-os levemente flexionados se for necessário. Expire e então encolha suavemente a barriga. Respire na postura de 5 a 10 vezes.

Fotolia 87723766 Subscription Monthly M

POSTURA: APANASANA (postura deitada)

Em seguida, deite-se no chão em decúbito dorsal (com as costas no chão). Flexione os joelhos e abrace as pernas contra o peito. Os braços enlaçam por fora dos joelhos. Não force, apenas deixe os braços pesarem e relaxe os ombros. A cabeça e a coluna vertebral ficam em contato com o solo. Pés relaxados. Permaneça na postura por 20 respirações.

SAVASANA (relaxamento)

Para finalizar a prática, a etapa de relaxamento é muito importante. Deite no chão, feche os olhos e deixe o corpo relaxar profundamente.

Publicado em Blog

Mesmo os aficionados por decoração e organização podem ter dúvidas na hora de decidir a composição de seu primeiro lar sozinho. Como manter o ar aconchegante da casa de nossos pais, onde tudo ficava magicamente em seu lugar, sem perder de vista sua própria personalidade? Alguns detalhes são suficientes para encher a casa de carinho.

Preencher a casa com fotos que nos tragam boas lembranças é sempre uma ótima alternativa para começar a decoração. Escolha-as com bastante contraste entre luz e sombra e com elementos visuais maiores. Bons exemplos são as de paisagens, arquitetura, selfies e detalhes de lugares ou de objetos. Depois que tiver as imagens separadas, escolha as molduras e a disposição de como vai organizá-las na parede. Se a sua sala for mais colorida, o ideal é dar uma quebrada no visual utilizando molduras pretas ou de uma única cor. A sugestão é que todas tenham a mesma forma. Para ambientes mais neutros, as molduras coloridas e os de diferentes formatos estão liberados.

31

Seja para manter o visual aconchegante, seja para manter o tempero de casa sempre presente, os vasinhos com especiarias são sempre uma boa pedida. Reúna quais os seus temperos favoritos e plante as sementes ou mudas em vasos de barro para deixar o visual mais interessante. Você também pode customizá-los  com retalhos de tecido que tenha em casa ou colocá-los dentro de um recipiente de alumínio para um visual moderno.

Deixar tudo acessível e cheiroso também é uma forma de dar um toque de carinho a sua casa. No banheiro ou no lavabo, use cestas ou um móvel com prateleiras para dispor as toalhas. Para completar, um sachê com um aroma gostoso entre as peças ou ao lado dos sabonetes.

41

Por fim, a disposição e organização de seus móveis também pode influenciar o aconchego da sua casa. Converse com um especialista para definir qual o melhor projeto para os seus ambientes.

Publicado em Blog

Morar bem está entre os atributos fundamentais da vida contemporânea e está relacionado com qualidade de vida. A casa deve ser pensada de acordo com a personalidade e a rotina dos seus ocupantes. Os lugares em que geralmente escolhemos para morar são os que transmitem segurança, praticidade, privacidade, conforto e prazer.

Não existem fórmulas prontas para “morar bem”, cada um deve encontrar nos seus gostos pessoais a melhor forma de habitar. Pelo conceito ser muito relacionado à personalidade do morador, é comum que, tanto em edifícios antigos quanto em novos, as pessoas costumem  fazer reformas para adaptar o lugar ao seu gosto.

As casas não devem ser pensadas somente para suprir os problemas funcionais do dia a dia. É importante que elas neutralizem a insegurança e a poluição sonora. O ideal é que as pessoas pensem nas suas casas como extensões naturais delas mesmas e assim busquem atender aos seus desejos.

Como Garantir o Bem-Estar

A disposição adequada do lugar de morar ou trabalhar quanto à sua orientação solar, cria condições prévias para uma insolação diária equilibrada. Cabe ao modelo arquitetônico, através da organização da planta e do projeto de móveis, garantir para cada tipo de ambiente, o desejado grau de incidência solar. Os dormitórios, de preferência, devem ser voltados para o lado do sol da manhã (leste). Os outros cômodos como sala de estar e de jantar devem preferencialmente ser ensolarados durante o seu maior tempo de uso. Uma boa ventilação cruzada nos ambientes de morar ou trabalhar garante a circulação e a renovação do ar.

3

A cozinha, que antigamente era vista como local destinado apenas ao preparo de refeições, hoje ganha cada vez mais tempo de permanência de todos da moradia. Em muitos casos, se tornou inclusive o ponto de encontro dos lares, e atualmente se encontra muitas vezes integrada às áreas sociais das casas. Por isso, é necessário que a cozinha seja bem projetada, tenha boa iluminação natural e artificial (quando necessário), fácil circulação entre armários e balcões – para facilitar o desempenho das tarefas -, ergonomia adequada – através das alturas ideais para as superfícies de trabalho -, e planejamento racional da posição dos equipamentos necessários (fogão, pia, geladeira, etc), sem deixar de considerar o número de ocupantes do lar.

1

O uso e a valorização de objetos pessoais na decoração serve também como uma forma de buscar aproximação e identificação pessoal com o lugar. À medida que você preenche o espaço com móveis e objetos do seu gosto, nos lugares que melhor lhe convém, você acaba por se reconhecer neles – e se conhecer melhor.

O espaço que construímos reflete a maneira como vemos a nossa realidade, de como expomos nossa personalidade. Imprime-se os problemas e valores pessoais no espaço em que se vive.

5

Publicado em Blog

No nosso dia a dia a organização é primordial para conseguir otimizar nosso tempo e facilitar nossa vida. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conseguir dobrar seus jogos de cama, de banho e de roupas com aquele jeitinho que só a mãe da gente consegue fazer e deixar ainda mais organizados todos os espaços de sua casa.

A primeira dica que serve para qualquer peça de roupa, mesa, cama ou banho:
Dobras com padrão dão uma sensação de unidade e organização. Se você dobrar toalhas com larguras diferentes, por exemplo, a sensação será de desalinhamento e bagunça. Para evitar essa sensação e deixar tudo com cara de arrumadinho e ainda conseguir enxergar com mais facilidade o que você procura, dobre tudo na mesma largura e deixe a parte da dobra para o sentido no qual você enxerga a peça. As pontas ficam para trás.

Toalhas:
Existem duas maneiras de dobrar toalhas, ambas certeiras, porém o que dependerá é o espaço que você dispõe para guardá-las. Se você tem um armário com prateleiras com boa altura, o indicado é colocar cestos ou caixas e criar rolinhos com as toalhas. Essa técnica evita que você as coloque uma em cima da outra e crie uma pilha. Os rolinhos deixam as peças à mostra e evitam aquela baguncinha na hora de puxar a toalha. Se o seu armário possui pouca altura e mais profundidade para guardar seus jogos de banho, evite fazer muitas dobras para que as toalhas não ganhem altura. Fazendo isso, você ganha espaço e consegue criar uma pilha com mais produtos.

blog 600x420px 2

Jogos de cama, lençóis, fronhas e outras coisas mais….
O vilão na hora da organização, com unanimidade, é o lençol de elástico. Por ter um formato “não geométrico”, na hora de dobrar a peça, a sensação é de estar fazendo alguma coisa que não está dando certo. No fim das contas a gente embola aquele lençol e atira no armário e a bagunça começa por aí.

blog 600x420px 1

 

Uma maneira prática de dobrar os lençóis com elástico é começando pelas pontas: elas devem se encaixar uma nas outras.
Além dos lençóis de elástico, o conjunto de cama deve ser dobrado e guardado todo junto no armário, isso facilita para encontrar o jogo completinho na hora do uso. “Crie um envelope” e guarde as fronhas dentro (não se esqueça daquela nossa primeira dica de ouro, de todas as peças terem o mesmo tamanho de dobra).

blog 600x420px 3

 

Camisetas
Muito se fala na dobra certa para guardar camisetas. Dobrar suas peças de roupa de uma maneira correta, evita o desgaste do tecido e ajuda a criar um efeito mais duradouro nas suas peças de roupa, pois quanto mais você amassa as fibras do tecido, mais difícil fica para conservá-las.

blog 600x420px 5

 

Um armário desorganizado gera perda de tempo na hora das tarefas mais básicas do dia a dia, e a gente não tem muito tempo para desperdiçar, não é?

Publicado em Blog

Para que tudo saia como o planejado na hora de subir ao altar, é necessário pensar com antecedência em todos os detalhes do tão esperado dia, garantindo assim a festa dos sonhos e evitando os gastos desnecessários. Se a escolha for uma cerimônia com festa, você pode contar com empresas especializadas em organização de eventos, ou optar por cuidar de tudo sozinha. O importante é que o resultado seja perfeito como o casal imagina.

A dica principal é ter em mente o tipo de festa que gostaria, construindo um cronograma que possibilite prever o tempo de antecedência que cada serviço deve ser contratado. Além de ser fundamental para equilibrar os gastos, ele guiará o passo a passo da organização, garantindo que tudo seja planejado no tempo certo.  Já na semana do casamento, é fundamental que todos estejam tranquilos e sem preocupações, deixando os noivos relaxados e prontos para curtir esse dia tão especial.

E na hora de fazer sua lista de presentes, já pensou em incluir um projeto da Italínea? Você pode escolher o ambiente com tudo o que sonha para sua casa. Assim podemos ajudá-la a tornar esta etapa um dos momentos mais felizes da sua vida.

Publicado em Blog

Nos dias de hoje, com a agenda cheia e a rotina atarefada, nada melhor do que itens que tornem a nossa vida mais fácil. Melhor ainda quando isso pode fazer parte da mobília da sua casa ou do seu escritório: os cabideiros extensíveis, portas deslizantes e trilhos telescópicos tornam melhor a movimentação dentro do ambiente e possuem uma série de vantagens.

Manter a organização dentro do armário pode parecer uma tarefa complicada, principalmente se o seu dia é corrido. Algumas peças de roupa, como vestidos, casacos e calças, ocupam menos espaço quando são pendurados, pois podem ser mais facilmente acessadas. Além de evitar que as roupas amarrotem, essa funcionalidade, especial dos cabideiros, garante maior organização.  De acordo com a arquiteta Lia Cimadon, os cabideiros extensíveis permitem que se explore de forma mais eficaz a altura do roupeiro.

Cena78

Ainda sobre espaços, outro ponto importante são as portas deslizantes. Este tipo é especialmente adequado para o aproveitamento de ambientes pequenos “Com as de correr, você não precisa calcular um espaço entre a abertura de uma porta e outra, tampouco se preocupar com objetos que fiquem localizados perto da sua abertura ou fechamento.. Assim, você pode planejar projetos maiores e ter uma informação visual mais bonita”, afirmou a arquiteta.

Se você quer unificar praticidade e segurança, escolher os trilhos telescópicos corretos é muito importante. Os dois modelos existentes, com ou sem amortecedores, são responsáveis no processo de abertura e fechamento de gavetas. Os trilhos são muito utilizados, pois possibilitam a abertura total e, quando utilizado com amortecedor, permite que você empurre a gaveta com força, por exemplo, mas ela dará uma ‘paradinha’ nesse ato de fechar.

Cena100

Embora à primeira vista possa não parecer, a escolha dos detalhes que compõem o seu móvel são fundamentais para garantir o aproveitamento de todos os espaços. Informe-se sobre todas as possibilidades quando for projetar os ambientes da sua casa ou escritório.

Publicado em Blog
Voltar ao Topo